sábado, 25 de julho de 2009

O nosso pó.



Outrora, enquanto varria o pó da nossa casa deparei-me com uma situação inquestionável: todo o pó que havia varrido aqui, tinha voltado numa porção ainda maior que a anterior. Comecei por questionar o método, talvez colocasse as mãos demasiado em baixo do cabo da vassoura. Talvez a culpa morasse em mim, por não saber fazer tão primária tarefa. Mas não, tinha aprendido isto com a minha mãe, a entendida em tarefas domésticas por excelência. Não havia maneira de errar, não, ela não se daria a esse luxo. Então risquei essa hipótese. Só podia ser da vassoura, pensei eu. Foi ver-me a inspeccioná-la de cima a baixo. Foi ver-me a comparar tão útil objecto aos que ia encontrando pelo supermercado. São iguais, não compreendo porque só a mim me sucede isto. Olho à minha volta, e ninguém se parece queixar. Será do piso que temos na nossa casa? Não, acho que não. Deixa-me dormir sobre o assunto!
Hoje, enquanto varro o pó da nossa casa reparo que há procedimentos que me tenho esquecido de executar. (Eu sabia que alguma coisa estaria errada) Quando varro o nosso pó, esqueço-me de o deitar no lixo e vou calcando sempre o mesmo pó, que por lá anda espalhado. Não, não penses que gosto de ter a nossa casa suja, mas quer-me parecer que o nosso pó é a única recordação que tenho da nossa casa. Porque o escondo debaixo dos tapetes? Será que espero, que entres e me ajudes a varrer a nossa casa e que depois desapareças? Não, não foi para isto que a construímos! Deixa-me fazer umas limpezas gerais, tirar tudo de lá de dentro. E deixá-la vazia, pronta a habitar.
Amanhã, quando esta casa estiver completamente limpa, não mais será a tua casa ou este será o teu pó. Já te encontrarás longe, bem longe da porta de entrada.



( Vou de férias, o blog fica por uns tempos parado. Obrigado a todos que por aqui vão passando!)

14 comentários:

C. disse...

boas férias.
mais uma vez um texto fantastico.

Bea disse...

gostei muito do texto! boas férias querida ;) beijinho

Lady Me disse...

Adorei o texto! Fantástico mesmo :)

Boas férias!

Dexter disse...

Mais uma vez, excelente texto! :)

Boas férias, diverte-te! :)

Anónimo disse...

Adorei o texto!
Boas férias :)

messy disse...

"limpezas" são precisas (:

boas férias :D

Joana ' disse...

Genial...
No fundo, todos temos a mania de ir acumulando 'coisas' debaixo do tapete... Umas são más e queremos tê-las longe do nosso olhar (longe da VISTA, longe do CORAÇÃO), outras, de tão boas que são, queremos presevá-las o maior número de tempo possivel. . .

Boas Férias minha Querida
Beijinho

Anónimo disse...

Engraçado o texto. Parece a descrição duma simples situação mundana, mas contém metáforas que aludem a algo mais, que abordam algo mais profundo...

Maria Helena Silva disse...

Que lindo texto *.*

Boas férias.

L' disse...

adorei o texto, fez me reflectir sobre várias coisas (':

Vou seguir*
Boas férias :D
Beijo #

Cátia'P disse...

Fiquei encantada com tão sinceras palavras :') Emocionei-me com a capacidade de transformares coias tão banais numa história tão bonita, e fui incapaz de não comentar.
Boas férias :)

dinona disse...

Já estou com saudades de ler os teus textinhos.

Larga as férias e volta pra cá :)

Beijocas e diverte-te.

Anónimo disse...

Muito bom texto: simples e suficiente!

Wolve disse...

aproveita essas férias, que pelo que se lê por aqui, tens muito boa companhia XD

feliz descanso. bjinho